Ficha técnica: óleo essencial de LARANJA DOCE

O óleo essencial de Laranja Doce possui um aroma cítrico e doce, bem popular e conhecido de todos, que traz conforto e segurança e com isso alivia os medos. Resgata a criança interior e memórias positivas relacionadas a felicidade e saúde. É um dos óleos essenciais mais baratos que existem e muito indicado para crianças.

Não confundir com óleo essencial de Laranja Amarga ou Azeda, que é mais caro e tem propriedades diferentes. Da laranjeira são extraídos 3 tipos de óleos essenciais diferentes: o extraído das cascas dos frutos (com variações Doce e Amargo), outro por destilação a vapor das folhas (óleo essencial de Petitgrain) e o último por destilação das flores (óleo essencial de Neroli, caríssimo e com um aroma excepcional).

Para dicas de uso prático, assista meu vídeo Tudo sobre óleo essencial de Laranja Doce aqui! (em breve)

montagem_laranja_doce

Agora todas as fichas técnicas terão versão em PDF para download! Para quem quiser imprimir ou ter guardado no computador, é só clicar neste link: Ficha técnica óleo essencial de LARANJA DOCE – PDF

Nome científico: Citrus aurantium vr. dulcis, Citrus sinensis

Origem: China e Índia, cultivado também no Brasil, EUA e Mediterrâneo

Parte da planta: casca fresca da fruta madura

Extração: prensagem a frio da casca externa ou destilação da fruta

Rendimento: 50 a 300 kg de planta produz 1kg de O.E.

Preço médio (10 ml): R$20

Principal componente químico: limoneno

Aroma: cítrico levemente doce

Diferencial: óleo laranja-amarelado, pode manchar tecidos. Por ser extraído da casca da fruta (subproduto da indústria alimentícia, que abusa de agrotóxicos), dê preferência a versões orgânicas do OE se pretende aplicá-lo na pele.

Ações psicológicas: Equilibrante, acalma a hiperatividade infantil, leveza, tranquilidade, segurança, conforto, concentração. Ansiolítico, antidepressivo, combate medo e insônia, sedativo. Dá ânimo e motivação, refrescante, reconfortante, inspirador, revigorante. Resgata a criança interior, trazendo à tona a alegria esquecida.

Propriedades medicinais: Digestivo, estomáquico, regulador intestinal, carminativo (antigases), diurético, linfático, lipolítico, desintoxicante hepático, antisséptico, antiespasmódico, febrífugo, fungicida, estimula o colágeno da pele e o sistema imunológico.

Indicações: Celulite, drenagem linfática, edemas, retenção de líquidos, má circulação. Hidratante para todos os tipos de pele e cabelos, combate oleosidade, seborreia, caspa. Inapetência (falta de apetite). Cólicas, problemas digestivos, enjoos, constipação. Tensão nervosa, dor de cabeça, estresse, insônia, depressão, alterações de humor, fadiga, esgotamento físico e mental. Manchas na pele, poros dilatados, flacidez. Bronquite, resfriado, gripe.

Contra-indicações: fotossensibilizante (pode causar manchas na pele durante exposição solar por até 12hs após aplicação), usar em conjunto com protetor solar ou versão LFC (Livre de FuranoCumarinas). Irritante se usado em excesso.

Onde comprar: Confira os banners laterais para links e cupons de desconto em sites parceiros do blog. :)

ATENÇÃO! A Aromaterapia não é um substituto da Medicina, e sim um complemento dela. As dicas dadas aqui referem-se a pequenos problemas e de curta duração. Em casos de doenças crônicas, dores agudas ou acidentes graves, procurem um médico!
Além disso, tratamentos com óleos essenciais a longo prazo devem ser ministrados e supervisionados por um aromaterapeuta profissional, que analisará caso a caso levando em consideração as particularidades de cada cliente.

Dados extraídos dos livros a seguir: Guia Completo de Aromaterapia [Joanna Hoare], Tudo Sobre Aromaterapia [Adão Roberto da Silva] e Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais [Fernando Amaral]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s