Ficha técnica: óleo essencial de LAVANDA

Neste post você encontrará uma ficha técnica bem detalhada do óleo essencial de Lavanda, além de link para versão em PDF gratuita para download! 🙂

O óleo essencial de Lavanda é o mais famoso e o mais comercializado do mundo. Possui centenas de componentes químicos, sendo portanto bastante versátil. A Lavanda é também conhecida no Brasil como Alfazema.

Para dicas de uso prático, assista meu vídeo Tudo sobre o óleo essencial de Lavanda aqui.

Agora todas as fichas técnicas terão versão em PDF para download! Para quem quiser imprimir ou ter guardado no computador, é só clicar neste link: Ficha técnica óleo essencial de Lavanda – PDF

Nome científico: Lavandula angustifolia, Lavandula officinalis ou Lavandula vera

Origem: Europa, mais precisamente região do Mediterrâneo

Parte da planta: topo da erva quando está florida

Extração: destilação a vapor d’água

Rendimento: 100 a 130 kg de planta produz 1kg de O.E.

Principal componente químico: acetato de linalila

Aroma: floral levemente adocicado

Diferencial: pode ser aplicado diretamente na pele em pequenas áreas

Ações psicológicas: antidepressivo, antimelancólico, neurossedativo, refrescante, calmante, tranquilizante, relaxante, sedativo, sonífero, reconfortante, tonificante, equilibrador, apaziguador, aliviador.

Propriedades medicinais: antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral, cicatrizante, regenerador celular, carminativo (antigases), antiespasmódico, desodorante, anticonvulsivo, antiasmático, descongestionante.

Indicações: Excitação nervosa, estresse, ansiedade, angústia, irritabilidade, frustração. Dores de cabeça, enxaqueca, variação de humor (difusor pessoal). Tosse, bronquite asmática, resfriados, gripes, dores de garganta. Insônia, ronco (difusão aérea). Queimaduras superficiais, insolação. Picada de inseto. Acne, psoríase, furúnculos, micose, herpes labial, dermatite, eczema, erupções e infecções cutâneas. Inchaços, dores musculares, reumatismo, tendinite (aplicação tópica diluído em óleo carreador). Cólicas, flatulência, náuseas (compressa morna). Piolho (gotas no frasco do xampu).

Contra-indicações: não usar no primeiro trimestre da gestação. Não exagerar nas doses, pois pode causar intoxicação em grandes quantidades.

Onde comprar: Na Amazon ou confira as PARCERIAS do blog com links para lojas que confio e cupons de desconto! 🙂

ATENÇÃO! A Aromaterapia não é um substituto da Medicina, e sim um complemento dela. As dicas dadas aqui referem-se a pequenos problemas e de curta duração. Em casos de doenças crônicas, dores agudas ou acidentes graves, procurem um médico! Além disso, tratamentos com óleos essenciais a longo prazo devem ser ministrados e supervisionados por um aromaterapeuta profissional, que analisará caso a caso levando em consideração as particularidades de cada cliente.

Dados foram extraídos dos livros a seguir:
Guia Completo de Aromaterapia [Joanna Hoare] – compre aqui
Tudo Sobre Aromaterapia [Adão Roberto da Silva]
Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais [Fernando Amaral] – compre aqui
A Bíblia da Aromaterapia [Gill Farrer-Halls] – compre aqui

Respostas de 8

  1. Oi Patricia.

    Fui pesquisar o OE de lavanda nas marcas que voce recomendou para saber de qual comprar, e vi que tem tambem o OE de Lavandim. Qual a diferenca? Quando pode ser substituido e quando nao pode?

    Obrigada

    1. Oi Barbara! Boa pergunta!! Na verdade Lavandim é um tipo mais comum de lavanda, por isso é mais barato. Ele pode ser usado da mesma maneira que o OE de Lavanda (francesa), mas seu aroma é mais canforado e seu efeito um pouco menos potente. Beijão!

  2. Oi tudo bem?? Gostaria de saber se posso utilizar no banho diário do meu bebê o óleo essencial de lavanda como objetivo de relaxamento, se sim como utilizar?? Banho morno?? Se pode após diluir na água da banheira,banhar a cabeça,rosto e corpo???

    1. Olá, Adriana!! Tudo bem? Desculpe a demora para responder, mudei de casa esse mês e não consegui me dedicar ao blog. Como óleos essenciais são muito poderosos, é sempre bom usar por um período e dar um intervalo de descanso, por isso não recomendo usar todos os dias, ok? Você pode sim usar OE de Lavanda no banho, de preferência com água morna, e diluir 5 gotinhas de OE em uma colher de sopa de álcool antes de jogar na banheira (porque OEs não são solúveis em água). Você pode também pingar 1 gotinha em uma fralda e deixar no berço do seu bebê, perto da cabeça (mas longe do alcance dele!). Assim ele vai inspirando o aroma enquanto dorme. Legal usar também em massagens corporais (por ex Shantala), só diluir 2 gotas (1 gota se seu bebê tiver menos de 2 meses) em 10ml de algum óleo vegetal (óleo de coco, semente de uva, etc). Super relaxante para você e para o bebê! 🙂

  3. Ola, onde vejo a ficha técnicas de outros óleos? Estou precisando da ficha do Bergamota, Ylang, Laranja Amarga e Petitgran. Obrigada!

  4. A sua sabedoria sobre os óleos essenciais através de seus estudos e dedicação, faz com que a gente goste e aprenda cada vez mais com vc., gratidão por vc ser assim muito especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.