Ficha técnica: óleo essencial de TEA TREE ou MELALEUCA

Neste post você encontrará uma ficha técnica bem detalhada do óleo essencial de Tea Tree , além de link para versão em PDF gratuita para download! 🙂

O óleo essencial de Tea Tree é  o mais “medicinal” dos óleos essenciais e bastante eficaz para primeiros socorros genéricos. Também conhecido como Melaleuca, possui mais de 100 componentes químicos e é um poderoso germicida. É o único óleo essencial que combate as três categorias de organismos infecciosos: bactérias, vírus e fungos.

Para dicas de uso prático, assista meu vídeo Tudo sobre óleo essencial de Tea Tree aqui.

Agora todas as fichas técnicas terão versão em PDF para download! Para quem quiser imprimir ou ter guardado no computador, é só clicar neste link: Ficha técnica óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) – PDF

Nome científico: Melaleuca alternifolia

Origem: Austrália

Parte da planta: folhas e ramos

Extração: destilação a vapor d’água

Rendimento: 50 a 55 kg de planta produz 1kg de O.E.

Principal componente químico: terpinen-4-ol (terpineol)

Aroma: poderoso, herbal fresco e canforado

Diferencial: pode ser aplicado diretamente na pele em pequenas áreas, com moderação

Ações psicológicas: baixa atividade emocional. Estimulante, refrescante, revitalizante, purificante, protetor.

Propriedades medicinais: anti-inflamatório, antibiótico, antisséptico, anti-infeccioso, fungicida, vermífugo, bactericida, antimicrobiano, antiviral, parasiticida, inseticida, cicatrizante, regenerador, imunoestimulante, expectorante, hipotérmico, sudorífero, linfático, desinfetante.

Indicações: Caspa, seborreia, piolho (gotas no frasco de xampu). Candidíase (banho de assento). Oleosidade, acne. Micose, herpes, erupções cutâneas, verrugas, psoríase, furúnculos, abscessos. Queimaduras superficiais. Picadas de inseto. Calos, frieiras, bolhas (aplicação local diluído em óleo carreador). Dor de dente, afta, gengivite (bochecho diluído em água). Dor de garganta, asma, bronquite, catarro, tosse, sinusite, resfriados, febre, gripe (difusão aérea). Dor muscular, contusão (massagem diluído em óleo carreador).

Contra-indicações: alergias dermatológicas podem ocorrer, sendo raras em óleos de alta qualidade. Cuidado com óleos adulterados com Eucalipto. Desaconselha-se o seu uso nos 3 primeiros meses de gestação.

Onde comprar: Na Amazon ou confira as PARCERIAS do blog com links para lojas que confio e cupons de desconto! 🙂

ATENÇÃO! A Aromaterapia não é um substituto da Medicina, e sim um complemento dela. As dicas dadas aqui referem-se a pequenos problemas e de curta duração. Em casos de doenças crônicas, dores agudas ou acidentes graves, procurem um médico! Além disso, tratamentos com óleos essenciais a longo prazo devem ser ministrados e supervisionados por um aromaterapeuta profissional, que analisará caso a caso levando em consideração as particularidades de cada cliente.

Dados foram extraídos dos livros a seguir:
Guia Completo de Aromaterapia [Joanna Hoare] – compre aqui
Tudo Sobre Aromaterapia [Adão Roberto da Silva]
Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais [Fernando Amaral] – compre aqui
A Bíblia da Aromaterapia [Gill Farrer-Halls] – compre aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.