Ficha técnica: óleo essencial de CAPIM LIMÃO (Lemongrass)

O óleo essencial de Capim Limão é um dos mais utilizados para aromatizar ambientes. Também conhecido como Capim-santo e Capim-cidreira (não confundir com Erva-cidreira!), é muito utilizado para aromatizar ambientes pois seu aroma herbal cítrico agrada a todos, mas ele também possui propriedades terapêuticas e medicinais bem interessantes!

Para dicas de uso prático, assista meu vídeo Tudo sobre óleo essencial de Capim-Limão aqui!

montagem39

Agora todas as fichas técnicas terão versão em PDF para download! Para quem quiser imprimir ou ter guardado no computador, é só clicar neste link: Ficha técnica óleo essencial de Capim Limão – PDF

Nome científico: Cymbopogon schoenanthus, Cymbopogon citratus (Andropogon citratus)

Origem: Ásia, também produzido no Brasil e na Guatemala.

Parte da planta: touceira de capim e folhas

Extração: destilação a vapor d’água

Rendimento: 30 kg de planta produz 1kg de O.E.

Preço médio (10 ml): R$25

Principal componente químico: citral

Aroma: herbal cítrico adocicado

Diferencial: seu cheiro, apesar de repelente, pode atrair abelhas. Cuidado!

Ações psicológicas: equilibrante, sedativo, calmante, relaxante, aliviador, estimula a criatividade, a concentração, a memória e o raciocínio. Purificação, renovação, motivação, foco. Envolvente, energizante, refrescante, revigorante, restaurador, antidepressivo.

Propriedades medicinais: antisséptico, analgésico, antiinflamatório, febrífugo, bactericida, fungicida, antiviral, antimicrobiano, antioxidante, adstringente, controla oleosidade, diurético, desintoxicante, lipolítico (reduz medidas e combate a celulite), linfático, vasodilatador, digestivo, desinfetante, desodorante, repelente.

Indicações: Enxaqueca, dores de cabeça. Estresse, nervosismo, ansiedade, tensão. Letargia, negativismo, fadiga. Gripe, resfriado. Problemas digestivos. Acne (evitar usar no rosto, pois pode causar sensibilidade), oleosidade na pele e nos cabelos, seborreia. Poros dilatados. Excelente para drenagens linfáticas e massagens anticelulite e gordura localizada. Eliminar inchaços e retenção de líquidos. Má circulação, dores musculares. Momentos de estudo, pois facilita absorção e retenção de conteúdo (usar novamente o aroma no dia da prova para ativar a memória através do olfato). Combate maus odores e sudorese.

Contra-indicações: em altas doses pode irritar a pele, por isso deve ser sempre diluído em base carreadora. Evitar usar em crianças menores de 2 anos. Li em alguns lugares que é fotossensível (causa manchas na pele durante exposição ao sol); na dúvida, melhor usar em conjunto com protetor solar.

Onde comprar: Confira os banners laterais para links e cupons de desconto em sites parceiros do blog. :)

ATENÇÃO! A Aromaterapia não é um substituto da Medicina, e sim um complemento dela. As dicas dadas aqui referem-se a pequenos problemas e de curta duração. Em casos de doenças crônicas, dores agudas ou acidentes graves, procurem um médico!
Além disso, tratamentos com óleos essenciais a longo prazo devem ser ministrados e supervisionados por um aromaterapeuta profissional, que analisará caso a caso levando em consideração as particularidades de cada cliente.

Dados extraídos dos livros a seguir: Guia Completo de Aromaterapia [Joanna Hoare], Tudo Sobre Aromaterapia [Adão Roberto da Silva] e Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais [Fernando Amaral]

 

Anúncios

2 comentários sobre “Ficha técnica: óleo essencial de CAPIM LIMÃO (Lemongrass)

    1. Oi Mirian! Ingestão de óleos essenciais só é recomendada com supervisão de um bom aromaterapeuta, já que são substâncias super concentradas! Já óleos vegetais, como óleo de coco e de gergelim, você pode ingerir sem problemas, inclusive usar para cozinhar alimentos. Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s