Ficha técnica: óleo vegetal de SEMENTE DE UVA

Neste post você encontrará uma ficha técnica bem detalhada do óleo vegetal de Semente de Uva, além de link para versão em PDF gratuita para download! 🙂

O óleo vegetal de Semente de Uva é um dos carreadores mais utilizados para diluição de óleos essenciais, indicado para todos os tipos de pele. Excelente para massagens corporais já que promove maior flexibilidade do tecido cutâneo, sendo mais eficiente na prevenção de estrias do que o óleo vegetal de Amêndoas Doces (ficha técnica aqui).

Para saber um pouco mais sobre óleos vegetais, veja os vídeos Diferenças entre óleos essenciais e óleos vegetais aqui ou Uso de óleos VEGETAIS [5 dicas] aqui.

Agora todas as fichas técnicas terão versão em PDF para download! Para quem quiser imprimir ou ter guardado no computador, é só clicar neste link: Ficha técnica óleo vegetal de Semente de Uva – PDF 

Nome científico: Vitis vinifera

INCI: Vitis vinifera seed oil

Origem: originária da França, hoje também extraído na Espanha, na Itália, na Califórnia e na Argentina.

Parte da planta: sementes

Extração: prensagem (preferencialmente a frio!)

Cor: verde claro

Características: óleo inodoro, leve e de rápida absorção, rico em ácido linoleico (Ômega 6), oleico e palmítico, além de Vitamina E (conservante natural que desacelera sua rancificação). Adstringente leve e antioxidante, ajuda a hidratar, tonificar e regenerar o tecido cutâneo, combatendo o envelhecimento celular. Auxilia na recuperação da elasticidade da pele e reduz edemas. Dica: se souber quais óleos essenciais vai usar, já faça a mistura e guarde em frascos de vidro âmbar na geladeira. Como os OEs tem propriedades antioxidantes e bactericidas, ajudam a prolongar a vida útil do óleo vegetal.  

Indicações:

  • Base universal para diluição de óleos essenciais.
  • Para todos os tipos de pele, inclusive acneicas (não agrava espinhas inflamadas).
  • Prevenção de estrias (pode ser usado por grávidas).
  • Massagem corporal e facial.
  • Shantala: técnica de massagem para bebês.
  • Hidratante facial leve.
  • Para hidratação corporal, pode ser misturado a outros óleos vegetais mais nutritivos, como Rosa Mosqueta (ficha técnica aqui) ou Gérmen de Trigo.
  • Unhas quedradiças e cutículas ressecadas.
  • Demaquilante.
  • Cabelos ressecados e com pontas quebradiças.

Contra-indicações: é um óleo sem toxicidade, considerado hipoalergênico.

Onde comprar? Na Amazon ou confira as PARCERIAS do blog com links para lojas que confio e cupons de desconto! 🙂

Na hora de comprar um óleo vegetal, é importante estar atento a 3 itens: nome comercial ou popular, nome científico e o INCI Name. O nome popular facilita a busca do produto, mas é importante checar o nome científico e se existe apenas um único ingrediente na composição descrita no rótulo. O INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient) é o principal sistema de codificação para os ingredientes cosméticos, usado mundialmente para facilitar a identificação de qualquer componente de uma formulação. Se o produto for puro, apenas o INCI Name deve aparecer na composição (exemplo: óleo de Argan – nome científico: Argania spinosa – INCI: Argania spinosa kerneil oil).

Dados foram extraídos dos livros a seguir:
Guia Completo de Aromaterapia [Joanna Hoare] – compre aqui
Tudo Sobre Aromaterapia [Adão Roberto da Silva]
Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais [Fernando Amaral] – compre aqui
A Bíblia da Aromaterapia [Gill Farrer-Halls] –compre aqui

3 respostas

  1. Olá Patrícia!
    Acabei de conhecer seu blog e estou me informando muito, obrigada!
    Há alguns meses estou usando o óleo de rosa mosqueta como hidratante noturno, mas minha pele, que é mista, está apresentando algumas espinhas a mais que o normal, geralmente não tenho quase nenhuma, e penso que possa ser o óleo. Vou parar de usar para fazer o teste, mas não gostaria de ficar sem hidratante. O que acha de usar o óleo de semente de uva como base e umas gotinhas de nada de rosa mosqueta para ter mais nutrição e também algo de melaleuca enquanto essas espinhazinhas ainda estão por aqui? Seria uma mistura interessante? Não queria ter de comprar muitos óleos, então busco uma receita de dois, no máximo três ingredientes.

    Desculpe o comentário longo.

    Obrigada!

    1. Oi Mônica! Sugiro o óleo de semente de maracujá para peles oleosas! É super levinho e absorve rápido. Pode sim misturar um pouco de Rosa Mosqueta e Melaleuca, fica uma ótima combinação. Tenho vários vídeos sobre pele oleosa no canal, dá uma pesquisada! 🙂 Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.