Ficha técnica: óleo vegetal de AMÊNDOAS DOCES

Neste post você encontrará uma ficha técnica bem detalhada do óleo vegetal de Amêndoas Doces, além de link para versão em PDF gratuita para download! 🙂

Existem dois tipos de amêndoas: amarga e doce. Na Aromaterapia, a variedade de óleo vegetal mais comumente usada é a de Amêndoa Doce, já que a versão amarga possui uma certa toxicidade que pode ser irritante para a pele.

O óleo vegetal de Amêndoas Doces é o OV mais consumido no mundo e talvez um dos mais conhecidos do grande público, já que é facilmente encontrado em farmácias e indicado para hidratação da pele e prevenção de estrias em grávidas. É preciso, contudo, ter bastante atenção à composição: a maioria dos óleos de Amêndoas Doces disponíveis no mercado são DILUÍDOS em óleos minerais, cuidado! Mesmo os caros, como o Sève da Natura, possuem diversos outros ingredientes na fórmula, e muitos deles sintéticos. Dê sempre preferência a óleos vegetais 100% puros, e se possível prensados a frio!

Para saber um pouco mais sobre óleos vegetais, veja os vídeos Diferenças entre óleos essenciais e óleos vegetais aqui ou Uso de óleos VEGETAIS [5 dicas] aqui.

Agora todas as fichas técnicas terão versão em PDF para download! Para quem quiser imprimir ou ter guardado no computador, é só clicar neste link: Ficha técnica óleo vegetal de Amêndoas Doces – PDF 

Nome científico: Prunus amygdalus dulcis

INCI: Prunus amygdalus dulcis oil

Origem: Ásia central

Parte da planta: sementes

Extração: prensagem (preferencialmente a frio!)

Cor: incolor ou ligeiramente amarelado

Características: composto por 75 a 80% de ácido oleico (ácido graxo que aparece em maior teor no manto lipídico de nossa pele), 10 a 17% de ácido linoleico, 5 a 8% de ácido palmítico e 1% de ácido mirístico. É rico em proteínas, vitaminas A, B1, B2 e B6, muito untuoso (fácil de espalhar) e não possui cheiro acentuado. Com propriedades emolientes, é indicado para proteção e umectação da pele seca, pois é absorvido lentamente. Rancifica com extrema facilidade, então evite comprar grandes quantidades. Dica: se souber quais óleos essenciais vai usar, já faça a mistura e guarde em frascos de vidro âmbar na geladeira. Como os OEs tem propriedades antioxidantes e bactericidas, ajudam a prolongar a vida útil do óleo vegetal.

Indicações:

  • Óleo base universal para diluição de óleos essenciais.
  • Hidratação de pele seca, mais indicado para o corpo.
  • Ideal para umectação pós-banho.
  • Prevenção de estrias, principalmente na gravidez.
  • Tratamento anti-rugas, pois melhora a flexibilidade e a elasticidade da pele.
  • Ótimo após exposição ao sol e ao vento, combate irritações cutâneas.
  • Cabelos ressecados e com pontas quebradiças (pode deixar fios pesados se usado em excesso).
  • Demaquilante.
  • Excelente óleo para massagens, já que possui alta viscosidade.
  • Hidratação de unhas e de cutículas.

Contra-indicações: não é indicado para hidratação facial devido a sua densidade levemente mais alta e velocidade de penetração mais lenta. Atenção! Se você é alérgico a nozes, provavelmente também será alérgico ao óleo vegetal. Faça antes o teste de alergia aplicando um pouco no antebraço.

Onde comprar? Na Amazon ou confira as PARCERIAS do blog com links para lojas que confio e cupons de desconto! 🙂

Na hora de comprar um óleo vegetal, é importante estar atento a 3 itens: nome comercial ou popular, nome científico e o INCI Name. O nome popular facilita a busca do produto, mas é importante checar o nome científico e se existe apenas um único ingrediente na composição descrita no rótulo. O INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient) é o principal sistema de codificação para os ingredientes cosméticos, usado mundialmente para facilitar a identificação de qualquer componente de uma formulação. Se o produto for puro, apenas o INCI Name deve aparecer na composição (exemplo: óleo de Argan – nome científico: Argania spinosa – INCI: Argania spinosa kerneil oil).

Dados foram extraídos dos livros a seguir:
Guia Completo de Aromaterapia [Joanna Hoare] – compre aqui
Tudo Sobre Aromaterapia [Adão Roberto da Silva]
Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais [Fernando Amaral] – compre aqui
A Bíblia da Aromaterapia [Gill Farrer-Halls] – compre aqui

2 respostas

  1. Os óleos vegetais da WNF são 100% naturais e prensados a frio? Na minha cidade só tem dessa marca, queria saber se posso comprar sem medo de estar sendo enganada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.