Creme Dental Contente Orgânico Natural – SUAVETEX

Aproveitando o tema higiene bucal, hoje vou falar sobre um produto que não contém óleo essencial na fórmula, mas sim extratos vegetais. A diferença é que extratos são menos concentrados que os óleos essenciais, uma vez que utilizam solventes, ceras, óleos, álcool ou outros fluidos para extrair os componentes químicos das plantas. Os óleos essenciais são extraídos por destilação ou prensagem (no caso da casca de frutas cítricas), métodos que garantem a pureza do produto final com uma elevada concentração de princípios ativos. Os extratos são mais baratos de produzir, mas ainda sim contêm componentes químicos benéficos (farei um post explicando melhor essa diferença, aguardem!).  

Voltando à resenha, trata-se do Creme Dental Contente Orgânico Natural, da Suavetex (indústria nacional). Uma das suas características exclusivas é a composição específica de ingredientes, que inclui mais de 95% de matérias-primas orgânicas e naturais, com menos de 5% de substâncias sintéticas. Além disso, não contém flúor, um componente controverso em pastas de dente.

O QUE É: creme dental com extratos orgânicos e naturais

PREÇO: R$17,90 (80g)

INGREDIENTES ORGÂNICOS: extrato de Camomila, extrato de Semente de Uva, extrato de Chá Branco.

OUTROS INGREDIENTES: lauril glucosídeo, carbonato de cálcio de origem mineral, carragena de origem vegetal, goma de celulose, glicerina vegetal, sucralose, xilitol, sílica, poligliceril 3 caprilato, água, aroma, sacarina.

DIFERENCIAL: Vegano. 95% natural. Não contém flúor. Sem conservantes químicos ou corantes artificiais. A Suavetex não realiza testes em animais.

EMBALAGEM: o tubo é de plástico 100% reciclável, um diferencial dos tubos de pasta de dente tradicionais que misturam plástico e alumínio, dificultando sua reciclagem. A tampa é de rosca, o que não é muito prático (prefiro o sistema abre-e-fecha). O tubo vem protegido em uma caixa de papelão também 100% reciclável.

RENDIMENTO: Rende bem, pois faz espuma igual aos cremes dentais convencionais. Uma dica: a quantidade de pasta colocada na escova nos comerciais de TV é absurda! Apenas um pouquinho já é suficiente para uma escovação efetiva.

Adorei descobrir esse produto! É uma boa pedida para quem tem aflição de usar tabletes dentais (veja a resenha aqui) ou receitas caseiras (cito um exemplo no vídeo Tudo sobre óleo essencial de Hortelã-Pimenta), com texturas muito diferentes da cremosa convencional. Esse creme dental funciona da mesma maneira que os de grandes marcas, porém sem utilizar ingredientes nocivos como o flúor. Ele foi substituído pelo Xilitol, que é uma substância de origem vegetal e que também proporciona uma excelente função bacteriostática, ou seja, impede a proliferação de microrganismos na boca. O uso do Xilitol traz diversos benefícios na prevenção das cáries e na remineralização dos dentes, de acordo com o site do produto. Com ativos de origem vegetal, limpa os dentes de forma eficaz, preservando a integridade do esmalte e sem agredir a mucosa bucal. Deixa uma agradável sensação de limpeza na boca, com sabor de camomila e um toque hortelã. Sim, é bem mais caro que as pastas de dente tradicionais, mas vale cada centavo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.