Ficha técnica: óleo essencial de COPAÍBA

Neste post você encontrará uma ficha técnica bem detalhada do óleo essencial de Copaíba , além de link para versão em PDF gratuita para download! 🙂

Nesse fim de ano pude colocar à prova a eficiência repelente dos óleos essenciais de Citronela (ficha técnica aqui) e Copaíba, mencionados no post sobre Óleos Essenciais Repelentes (leia aqui). Fui para a Ilha do Cardoso (SP), reserva estadual com rio, praias, cachoeiras, mata atlântica (e muitos mosquitos!), e usei esses óleos de várias maneiras: difusor à vela, aplicados no corpo diluídos em cremes e óleos vegetais, e em sprays diluídos em água e álcool de cereais.

A difusão aérea do óleo essencial de Citronela foi bastante eficiente a meu ver, realmente espantava todos os mosquitos. Já na aplicação corporal dei preferência ao óleo essencial de Copaíba, por não ser fotossensibilizante (não causa manchas na pele durante exposição solar, ao contrário da Citronela). Nos sprays fiz um mix e reaplicava constantemente à noite, principalmente nas pernas e nos pés. Levei umas picadas, não vou negar, mas mesmo quem usou repelentes industrializados foi picado também (é preciso ter atenção na aplicação, qualquer área sem repelente fica vulnerável!). No geral, achei que valeu muito a pena apostar na opção natural, que além de mais saudável tinha o benefício adicionado dos aromas deliciosos que auxiliaram no meu relaxamento e paz de espírito.

O óleo essencial de Copaíba é proveniente da destilação da seiva da Copaibeira (árvore conhecida como “milagre da floresta”), extraída mediante incisões no tronco até atingir o cerne. Esse bálsamo é muito utilizado pelas comunidades indígenas amazônicas devido a suas propriedades anti-inflamatória, cicatrizante e repelente.

Agora todas as fichas técnicas terão versão em PDF para download! Para quem quiser imprimir ou ter guardado no computador, é só clicar neste link: Ficha técnica óleo essencial de Copaíba – PDF

Nome científico: Copaifera officinalis, Copaifera reticulada

Origem: Brasil

Parte da planta: óleo resina extraído do tronco

Extração: destilação a vapor

Principal componente químico: beta-cariofileno

Aroma: quente amadeirado, picante

Diferencial: não irritante, não tóxico, não sensibilizante

Ações psicológicas: “A frondosidade do tronco aporta o sentimento de segurança estabilizando a psiquê. Útil para almas envelhecidas com dificuldade de abertura para o novo” (Guia Prático de Aromaterapia Terra Flor). Calmante, redutor de estresse, ansiedade e desânimo. Reconfortante, auxilia o processo de centramento.

Propriedades medicinais: cicatrizante, antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, expectorante, mucolítico, descongestionante, anti-infeccioso, diurético, vermífugo, antimicótico, antifúngico, antibiótico, imunoestimulante.

Indicações: Poderoso repelente de insetos voadores e mosquitos, incluindo o Aedes aegypti (receitas de repelente natural aqui). Congestão nasal, gripe, resfriado, bronquite, sinusite (difusão aérea). Dor de garganta, amigdalite, afta (gargarejo/bochecho diluído em água). Infecções cutâneas, eczemas, psoríase, feridas, frieiras, hematomas (aplicação local diluído em óleo carreador). Artrite, reumatismo, bursite, tendinite, dores musculares (massagem com óleo carreador). Distúrbios intestinais, gastrite, úlcera (compressa morna). Cistite, infecção urinária, corrimentos (banho de assento). Cabelo sem brilho, tônico capilar, caspa, seborreia (gotas no xampu).

Contra-indicações: não deve ser usado puro sobre a pele.

Onde comprar: Na Amazon ou confira as PARCERIAS do blog com links para lojas que confio e cupons de desconto! 🙂

ATENÇÃO! A Aromaterapia não é um substituto da Medicina, e sim um complemento dela. As dicas dadas aqui referem-se a pequenos problemas e de curta duração. Em casos de doenças crônicas, dores agudas ou acidentes graves, procurem um médico! Além disso, tratamentos com óleos essenciais a longo prazo devem ser ministrados e supervisionados por um aromaterapeuta profissional, que analisará caso a caso levando em consideração as particularidades de cada cliente.

Dados foram extraídos dos sites das marcas Terra Flor, Phytoterapica, Laszlo e Harmonie Aromaterapia por se tratar de um óleo essencial nacional. Sugestões de livros:
Guia Completo de Aromaterapia [Joanna Hoare] – compre aqui
Tudo Sobre Aromaterapia [Adão Roberto da Silva]
Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais [Fernando Amaral] – compre aqui
A Bíblia da Aromaterapia [Gill Farrer-Halls] – compre aqui

2 respostas

  1. Primeiro queria dizer que adooooro seus videos!
    Agora, uma duvida: me indicaram oleo de copaiba c laranja da terra pra gasgrite, mas nao me falaram a dosagem. Peso 74 kg, entao pensei em usar 2 gotas de cada. Esta correto?

    1. Gratidão, Cris! 😀
      Não sou aromaterapeuta, querida, por isso não posso passar dosagens para tratamentos mais complexos… Sugiro que você busque um profissional na sua cidade, que possa avaliar o seu caso e te prescrever um tratamento personalizado, ok? Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.