Ficha técnica: óleo essencial de CITRONELA

Neste post você encontrará uma ficha técnica bem detalhada do óleo essencial de Citronela , além de link para versão em PDF gratuita para download! 🙂

Seguindo o post sobre Óleos Essenciais Repelentes (leia aqui), vou disponibilizar fichas técnicas dos óleos essenciais citados no texto. As fichas de Lavanda e de Tea Tree (Melaleuca) já estão disponíveis aqui e aqui, agora é a vez do óleo essencial de Citronela, o mais famoso repelente de mosquitos natural.

Agora todas as fichas técnicas terão versão em PDF para download! Para quem quiser imprimir ou ter guardado no computador, é só clicar neste link: Ficha técnica óleo essencial de Citronela – PDF

Nome científico: Cymbopogon nardus, Andropogon nardus, Cymbopogon winterianus

Origem: Sri Lanka, Java, Brasil, América Central (regiões tropicais)

Parte da planta: folhas do capim adulto

Extração: destilação a vapor d’água

Rendimento: 10 a 15 kg de planta produz 1kg de O.E.

Principal componente químico: geraniol (mas o componente responsável pela ação repelente é o citronelol)

Aroma: cítrico herbal (lembra cheiro de sauna). Os de melhor qualidade são mais adocicados.

Diferencial: fotossensibilizante (pode causar manchas na pele durante exposição ao sol), usar durante o dia acompanhado de filtro solar. Para aplicações corporais, deve ser sempre diluído em um carreador (óleos ou manteigas vegetais).

Ações psicológicas: Baixa atividade emocional. Estimulante e refrescante, ativa a criatividade. Inspirador, combate a fadiga.

Propriedades medicinais: repelente, inseticida, purificador, antisséptico aéreo, anti-infeccioso, bactericida, fungicida, germicida, parasiticida, antiespasmódico, sudorífero, desodorante, febrífugo, anti-gases.

Indicações: Poderoso repelente de insetos voadores e mosquitos, incluindo o Aedes aegypti (receitas de repelente natural aqui). Artrite, reumatismo (massagem diluído em óleo carreador). Dores pélvicas, cólicas espasmódicas (compressa morna). Sinusite, congestão nasal, gripe, dor de cabeça, febre, doenças infecciosas (difusão aérea). Combate maus odores ambientais, como cheiro de peixe ou de cigarro, por exemplo (diluído em água no borrifador). Proteção de pets contra parasitas e insetos (diluído em água no borrifador, concentração deve ser menor que 1%).

Contra-indicações: Deve ser evitado por pessoas com problemas no coração, já que sua inalação acelera os batimentos cardíacos. Pessoas com pele sensível e quadro alergênico devem ter mais cuidado. Atordoante em altas doses.

Onde comprar: Na Amazon ou confira as PARCERIAS do blog com links para lojas que confio e cupons de desconto! 🙂

ATENÇÃO! A Aromaterapia não é um substituto da Medicina, e sim um complemento dela. As dicas dadas aqui referem-se a pequenos problemas e de curta duração. Em casos de doenças crônicas, dores agudas ou acidentes graves, procurem um médico! Além disso, tratamentos com óleos essenciais a longo prazo devem ser ministrados e supervisionados por um aromaterapeuta profissional, que analisará caso a caso levando em consideração as particularidades de cada cliente.

Dados foram extraídos dos livros a seguir:
Guia Completo de Aromaterapia [Joanna Hoare] – compre aqui
Tudo Sobre Aromaterapia [Adão Roberto da Silva]
Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais [Fernando Amaral] – compre aqui
A Bíblia da Aromaterapia [Gill Farrer-Halls] – compre aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.